Repasse de R$100 mil à prefeitura e projeto Câmara Solidária auxiliam no combate ao coronavírus, destaca Waltinho Assis

WaltinhoAssis 22.04.2020No discurso, na sessão remota da Câmara, Waltinho também prestou homenagem aos trabalhadores dos serviços essenciais29/04/2020 - Em discurso durante a sessão ordinária remota, realizada nesta quarta-feira (22),  o vereador Waltinho Assis (PSL), presidente da Câmara, comentou a pandemia do novo coronavírus. O parlamentar destacou a atuação do Poder Legislativo, que recentemente repassou R$100 mil à prefeitura, visando ao enfrentamento da doença

O vereador disse que o repasse foi viabilizado por economias feitas pela Câmara, já que, para evitar aglomerações, a Casa vem trabalhando com um contingente reduzido de servidores, que atuam em forma de revezamento e teletrabalho, conforme Ato da Mesa 1/2020. A verba será utilizada pela prefeitura na compra de mantimentos e insumos, como máscaras e álcool em gel.

No discurso, Waltinho também comentou o projeto Câmara Solidária, que recentemente arrecadou alimentos com servidores, assessores e parlamentares, para doação a igrejas do município, que farão o repasse a famílias carentes. O vereador destacou que, nesta quarta-feira, 80 cestas básicas foram entregues a igrejas, para destinação às famílias.

O presidente da Câmara agradeceu aos assessores parlamentares Marcos, Letícia, Everaldo e José Galdino, que atuaram diretamente no Câmara Solidária. Agradeceu, ainda, a todos os vereadores e servidores da Casa que fizeram doações para o projeto. E manifestou expectativa de que a iniciativa, que não é política, mas sim solidária, tenha continuidade.

SERVIÇOS ESSENCIAIS

Os trabalhadores de serviços essenciais, que têm atuado durante a pandemia, também foram homenageados. Waltinho destacou a atuação de funcionários das áreas de saúde (como médicos, enfermeiros, auxiliares técnicos, agentes de saúde e de limpeza), de segurança pública (como Guarda Municipal e polícias Civil e Militar) e demais serviços, como farmácias, padarias e supermercados. “Com certeza, todos estão envolvidos, para que possamos viver em harmonia e possamos combater o COVID”, disse.

O parlamentar também agradeceu ao prefeito Thiago Assis (MDB), que “está trabalhando de forma incansável para que todos tenham o melhor e consigam sobreviver a essa crise”. Citou, especialmente, a atuação do Fundo Social de Solidariedade, que vem arrecadando alimentos e distribuindo para pessoas em situação de vulnerabilidade social, durante a pandemia. Waltinho também salientou a importância do isolamento social como estratégia para evitar o contágio. “Muitas pessoas estão morrendo. Temos que tomar cuidado com o contato”, frisou.

PROBLEMA TÉCNICO

Presidente da Câmara, Waltinho também pediu desculpas aos munícipes pela falha técnica ocorrida no início da sessão, que inviabilizou a transmissão do áudio durante os seis primeiros minutos do evento. Explicou que o período meramente com a aprovação, por unanimidade, de atas anteriores, assim como com a tradicional oração, feita por Pastor Elias (MDB).