Após participar de encontro, Andrea Garcia destaca atuação do Conselho de Segurança na prevenção da criminalidade

AndreaGarcia 10.02.2020 02Segundo Andrea Garcia, Conseg está “bem fortalecido”, já que conta com representantes de entidades diversas12/02/2020 - A vereadora Andrea Garcia (PDT) comentou a sua recente participação na reunião do Conselho Comunitário de Segurança de Monte Mor (Conseg), realizada na última quarta-feira (5). Durante discurso no Plenário, na sessão desta segunda-feira (10), a parlamentar destacou que vem acompanhando as atividades do colegiado, que reúne integrantes da sociedade civil.

Segundo Andrea, o Conseg do município está “bem fortalecido”, já que conta com a participação de representantes das polícias Civil e Militar, pastores, membros de igrejas, secretários municipais e vereadores, dentre outros. Na reunião do dia 5, também participaram os vereadores Vanderlei Soares (MDB), Zé Fernandes (PSDB) e Waltinho Assis (PDT), presidente da Câmara.

“É um conselho comunitário de segurança que trabalha a prevenção e a aproximação da polícia com a comunidade”, explicou Andrea, no pronunciamento, lembrando que o colegiado é dirigido pelos pastores Nei e Antônio. As reuniões ocorrem mensalmente e a próxima deverá ser realizada em março, no bairro Jardim Colina, salientou a vereadora.

OBJETIVOS

Ainda de acordo com Andrea, o objetivo do Conselho é garantir a interlocução da sociedade com as forças de segurança, permitindo que sejam apresentados, aos agentes públicos, os problemas. A iniciativa, salientou a vereadora, viabiliza ações que resultem na “melhoria da qualidade de vida da população”, já que permite que comunidade proponha às autoridades a definição de prioridades para a segurança pública na região. O Conseg garante, ainda, a devida articulação com a comunidade, “visando a prevenção e a solução de problemas ambientais e sociais”.

Para a vereadora, o Conselho vem realizando um “trabalho maravilhoso”, que inclusive será ampliado através do “Conseguinho” - atividade de prevenção de drogas e da criminalidade, nas escolas. “Percebemos que cada um tem um papel muito importante [na segurança pública]”, afirmou a vereadora, destacando que, no último encontro, a Guarda Municipal comunicou que serão instaladas câmeras de monitoramento nos bairros. Na oportunidade, Andrea reivindicou iluminação pública para a zona rural, na região onde estão sendo realizados os cursos do Senar.

OUTROS ASSUNTOS

Andrea também comentou que as inscrições para recebimento do auxílio transporte seguem até a próxima sexta-feira (14), na prefeitura. Citou a campanha de vacinação contra o sarampo, que segue até a quinta-feira (13) e que contará com o ‘Dia D’ no sábado (15). A parlamentar também agradeceu aos secretários de Meio Ambiente, Defesa Civil e Obras, pela poda de uma árvore realizada no Popular Nova, a pedido de uma moradora.