Moção da Câmara pede retomada da importação de medicamento contra o câncer

Vista geral do plenário, durante votaçãoVista geral do plenário, durante votação06/06 – A Câmara aprovou ontem (5), por unanimidade, a moção de apelo 10/2017, que pede que o Ministério da Saúde volte a importar o medicamento Asparaginase, utilizado para tratar a leucemia linfoide aguda (LLA). Recente alteração do Governo Federal, baseada no argumento da urgência e da calamidade pública, contratou um laboratório chinês para fornecer o medicamento LeugiNase, que segundo a moção “não demonstra ter passado por estudos clínicos necessários”.

“Estes vereadores entendem que a saúde da população brasileira é de valor inestimável, e não pode ser sujeita a incertezas motivadas por questões econômicas. Até que se prove a eficácia do medicamento produzido pelo laboratório chinês, o governo brasileiro deve garantir o fornecimento de produtos com eficácia garantida e já em uso por milhares de pessoas em tratamento”, ressalta a moção, de autoria de todos os vereadores da Câmara.

Ainda conforme o documento, que será encaminhado ao Presidente da República Michel Temer e ao Ministro da Saúde Ricardo Barros, além de todas as Câmaras Municipais da Região Metropolitana de Campinas, o Asparaginase é utilizado no Brasil desde 1970. Em março, o Centro Infantil Boldrini, hospital especializado na área de hemato-oncologia pediátrica, se recusou a usar o novo produto, importado da China, enquanto não for comprovada sua qualidade.

Imagem da moção 10/2017 Imagem da moção 10/2017