Câmara sedia evento em comemoração aos 40 anos da GCM; prêmio Pérola Negra também foi entregue

08.11.2019 40anosgcm 01Plenário da Câmara esteve lotado durante o evento em homenagem aos 40 anos da Guarda Civil Municipal11/11/2019 - Na última sexta-feira (8), a Câmara sediou uma série de palestras sobre violência doméstica, em comemoração ao aniversário de 40 anos da Guarda Civil Municipal (GCM). O evento foi organizado pela Secretaria de Segurança Pública, e também contou com o encontro da Câmara Temática de Defesa da Mulher da Região Metropolitana de Campinas (RMC). Além disso, foi feita a entrega do Título de Honra ao Mérito Pérola Negra, honraria do Sindicato dos Servidores de Monte Mor (Sindsmor), em homenagem ao Mês da Consciência Negra, celebrado em novembro. Sete personalidades foram homenageadas nesta segunda edição do prêmio.

Os presentes salientaram a importância do combate à violência contra a mulher - e, nesse contexto, a Patrulha Maria da Penha, projeto da GCM de proteção às vítimas de violência doméstica, foi elogiado. Segundo a prefeitura, o evento também integra a campanha “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as 08.11.2019 40anosgcm 02Juliana Villalba, diretora adjunta da Agemcamp, junto com Waltinho, Adelício Paranhos e MoitinhoMulheres”, mobilização global apoiada pela ONU. As palestras do dia foram ministradas por Laís Helena Aloise (vice-prefeita de Valinhos), Maria Regiane Lavelha (enfermeira no município), Ludmila Santos (psicóloga do CRAS) e Léa Amábile (vice-presidente do Conselho dos Direitos da Mulher de Americana).

O presidente da Câmara, Waltinho Assis (PDT), prestigiou o evento, assim como os vereadores Andrea Garcia (PDT), Ceará Mascate (Cidadania), Eduardo Bispo (PSDB) e Vavá (MDB). A atividade teve como mestre de cerimônias a GCM Daniela Eleuterio, coordenadora da Patrulha Maria da Penha, e também contou com a participação do secretário de Segurança Adelício Paranhos, do comandante da GCM Luciano Moitinho, do subcomandante Marcelo do Carmo, de integrantes da Guarda e diversas autoridades políticas da região - incluindo o vice-prefeito de Paulínia Paulo Carmo, e representantes da Agemcamp (Agência Metropolitana de Campinas).  

08.11.2019 40anosgcm 03Entrega do Prêmio para Elisabete dos Santos, a primeira mulher assistida pelo Programa Patrulha Maria da PenhaCONSCIÊNCIA NEGRA

Durante o evento, também foram entregues os títulos de honra ao mérito Pérola Negra a sete personalidades. São elas: Marilda Estela Ferraz de Mattos, serviços gerais aposentada; Elisabete Pereira dos Santos, a primeira mulher assistida pelo Programa Patrulha Maria da Penha de Monte Mor; Lais Helena Antônio Aloise, vice-prefeita de Valinhos, que também foi palestrante do dia; Luciano Moitinho, comandante da GCM de Monte Mor; Daniela Maria Aguirre de Paula Brito, recepcionista da Câmara; Everton Paulo das Neves, assistente administrativo do Sindsmor; e  Adelício Paranhos, secretário de Segurança Pública e presidente do Sindsmor.


⏩ Veja mais fotos na Galeria, no nosso Facebook.