Na Rádio Prima, Zé Fernandes defende tom conciliatório e mandato não focado em “questões partidárias”Na Rádio Prima, Zé Fernandes defende tom conciliatório e mandato não focado em “questões partidárias”02/06/2017 – Vereador pelo PSDB, partido que teve candidato a prefeito nas eleições de 2016 em Monte Mor, Zé Fernandes apresentou discurso conciliatório, durante entrevista nesta quarta-feira (31). “Estamos unidos com os pares, para não ter contendas”, disse, no bate-papo com o jornalista Eduardo Rage, na Rádio Prima. Semanalmente, a emissora vem entrevistando os parlamentares do município, desde abril.

Durante a entrevista, Zé Fernandes disse que tem trabalhado para debater o desenvolvimento da cidade, e não a política. Segundo ele, “até o momento não gerou oposição” ao Executivo as discussões ocorridas na Câmara. Ele também comentou a votação do requerimento 5/2017, do seu companheiro de partido, Eduardo Bispo (PSDB), ao qual foi contrário. O documento pedia informações à prefeitura sobre o andamento das obras da creche do Quinhões.

“Sentimos que não seria viável colocar aquele requerimento [em votação]”, disse Zé Fernandes, justificando seu voto pelo fato de já ter obtido informações da prefeitura sobre o motivo dos atrasos. De acordo com parlamentar, a falta de repasse federal fez com que a empreiteira abandonasse o serviço. Ainda segundo o vereador, a prefeitura retomou a obra com o pagamento de contrapartida, enquanto os repasses federais não são restabelecidos.

Zé Fernandes já atuou na secretaria de Obras do município, durante gestão do atual prefeito, Thiago Assis (PMDB). Na eleição de 2012, inclusive, apoiou Thiago. Na época, obteve 420 votos, mas não conseguiu se eleger. Antes, em 2008, pelo PV, também não foi eleito, obtendo 205 votos. Nas eleições de outubro de 2016, já como tucano, o vereador foi eleito com 390 votos, e está em seu primeiro mandato.

Ele atribui a mudança de partido a fatores diversos – saiu do PV pois havia iminência de encerramento do partido, no município; e seguiu orientações de amigos e familiares, para se filiar ao PSDB, onde viu mais chances de ser eleito, devido ao critério do coeficiente eleitoral.  “Quero honrar o partido e a população da cidade”, disse, ressaltando que seu mandato não será focado em “questões partidárias”.

História

Natural de Machacalis, cidade localizada no interior de Minas Gerais, Zé Fernandes mora em Monte Mor desde novembro de 1995. Sempre atuou na área de construção civil, sendo encarregado de Obras na área de supermercados até 1999. Depois, montou uma empresa, e passou a trabalhar por conta própria. Afirma que o pai influenciou sua entrada na política. Também possui outros parentes que atuaram na área, como o sogro e familiares da esposa.

Trabalho

Zé Fernandes comentou sua atuação parlamentar, nesses cinco meses de mandato. Mencionou importantes interlocuções já feitas, como a visita a Brasília, a participação no Congresso Estadual de Municípios (visando “conhecer melhor a área empresarial e a administração pública”) e as reuniões do Parlamento Metropolitano da RMC, órgão colegiado que reúne as 20 Câmaras da Região Metropolitana de Campinas.

O vereador afirma estar atuando por melhorias em áreas diversas. Dentre indicações de seu gabinete, mencionou a 137/2017, que sugere ao Poder Executivo a criação da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Serviços – visando impulsionar a arrecadação do município, e seu crescimento – e a indicação 471/2017, que reivindica a implantação de mais escolas municipais de tempo integral em Monte Mor. O objetivo é que as próximas construções já levem em consideração esse modelo, prevendo inclusive espaço para atividades de lazer e oficinas.

Com relação ao pedido de emendas parlamentares, Zé mencionou recente reivindicação feita ao deputado federal Carlos Sampaio (PSDB), visando construção de 250 moradias populares no município. ‘Acredito que vai dar certo, estamos lutando”, ressaltou. Com o mesmo deputado, também foi solicitada verba para Obras (R$700 mil, que devem ser liberados em março de 2018) e recapeamento (R$400 mil, que devem ser liberados nos próximos dias).

A preocupação com os problemas da rodovia SP 101 também foi apresentada ao deputado Carlos Sampaio, durante recente reunião. Zé Fernandes pretende, juntamente com o deputado, ir até a Artesp, para apresentar os problemas da via, especialmente os relacionados à falta de acesso ao Jd. Paulista, no retorno do bairro, nas proximidades do Jd. São Domingos. Também participaria da comitiva o prefeito Thiago e o vereador Joaz (PSDB). Segundo Zé Fernandes, um abaixo-assinado relativo aos problemas da rodovia já tem mais de duas mil assinaturas.

Ouça a íntegra da entrevista: