Waltinho pede a vereador a retirada de requerimento que teve informações respondidas pela prefeitura quanto ao andamento das obras da creche do QuinhõesWaltinho pede a vereador a retirada de requerimento que teve informações respondidas pela prefeitura quanto ao andamento das obras da creche do Quinhões07/06/2017 – O presidente da Câmara, Waltinho Assis (PDT), fez duras críticas ao requerimento 5/2017, que pedia informações à prefeitura sobre o andamento das obras da creche do Quinhões. Durante discurso no plenário, na segunda-feira (29), o vereador entregou aos vereadores as respostas ao requerimento. No documento, a prefeitura afirma que a continuidade das obras depende de repasse de verbas do Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (FNDE), conforme ofício do Executivo, datado de 22 de maio – ou seja, anterior ao requerimento. Segundo Waltinho, o atraso não é culpa do Executivo, que “cobra diariamente” o envio das verbas. O presidente da Câmara também pediu para o vereador ter cautela ao protocolar requerimentos, pois as obras já tinham sido reiniciadas antes mesmo do protocolo do pedido de informações.

Waltinho entende que não seria necessário colocar o requerimento em votação, já que as respostas aos questionamentos foram apresentadas pelo Executivo, em documento entregue aos vereadores na segunda-feira. De autoria do vereador Eduardo Bispo (PSDB), o requerimento foi rejeitado por 13 votos contrários e 1 favorável. “A transparência está no papel, que está na nossa mão…”, disse o presidente da Câmara, em resposta ao discurso de Bispo, que pedia mais transparência nos atos públicos.

Durante pronunciamento acalorado, o presidente da Câmara chegou a classificar a atitude – de colocar o requerimento em votação – como demagógica. “O vereador Bispo poderia ter ido à secretaria e solicitado a informação ao secretário de Obras, como todos aqui fizeram”, afirmou Waltinho. No discurso, o vereador também afirmou que a prefeitura não tem autonomia para dar continuidade às obras, sob pena de crime de responsabilidade fiscal. “Se o prefeito tirar o dinheiro de outro local para colocar lá, ele responde por processo cível e criminal”, afirmou.

Waltinho também rebateu o comentário de Bispo, que alega que não obteve informações da prefeitura. “Não acredito que o secretário Vilson [Amaral, de Obras] não tenha fornecido essa informação, pelo menos verbalmente”, disse Waltinho.  “Dizer que a creche está há quatro anos parada não é verdade, pois a licitação se deu em 2013. Há quatro anos nem havia começado as obras […] O vereador tenta fazer com que a população acredite numa coisa que não existe”, disse o presidente da Câmara, rebatendo o discurso de Bispo.

No seu pronunciamento, Waltinho Assis também complementou o discurso do vereador Marcos da Farmácia (PSD), e criticou pessoas que usam as redes sociais para fazer críticas destrutivas à administração municipal. Segundo ele, ocorrem até difamações. “A disputa pela eleição é só daqui a três anos”, destacou Waltinho, pedindo que sejam realizadas “críticas construtivas” e que as pessoas trabalhem “em prol do município”.