Andrea Garcia convida para 1ª edição da caminhada contra o câncer de mama: “vamos trabalhar a prevenção”

AndreaGarcia 23.09.2019 02“A gente precisa fazer a conscientização da prevenção do câncer de mama", defendeu Andrea Garcia, no discurso 27/09/2019 - A vereadora Andrea Garcia (PDT) convida os moradores de Monte Mor para a 1ª edição da Caminhada de Conscientização contra o Câncer de Mama Amigas do Peito, que será no dia 19 de outubro, a partir das 8h30, na Avenida Ayrton Senna. Durante discurso no Plenário da Câmara, na segunda-feira (23), a parlamentar destacou a importância da prevenção da doença.

“É uma conscientização bacana que está acontecendo”, disse Andrea, no discurso. “Vamos trabalhar a prevenção. Vamos participar: os homens, as mulheres, as crianças”, convocou. “A gente precisa fazer a conscientização da prevenção do câncer de mama. Só quem passou por isso na família sabe quanto é importante fazer a prevenção”, disse.

A vereadora ressaltou que as inscrições são feitas na academia Optmus Fit, na Avenida Jânio Quadros, 921. Segundo a prefeitura, a atividade é organizada pelo “Amigas do Peito”, grupo de mulheres que faz ou já fizeram tratamentos contra o câncer. O valor arrecadado será destinado à confecção de perucas e na compra de cremes utilizados na radioterapia.

LOAS E BIOMETRIA

No pronunciamento, Andrea Garcia também afirmou que várias pessoas do município, beneficiárias do BPC/Loas, ainda não fizeram o cadastramento obrigatório no Cad-Único. A mesma situação, lamentou a vereadora, acontece com eleitores que ainda não realizaram a biometria no cartório eleitoral. A parlamentar destacou a importância das medidas.

“Quem recebe o [Benefício de Prestação Continuada da] Loas tem que se inscrever no Cadastro Único, porque [do contrário] o benefício será bloqueado”, disse Andrea, no seu pronunciamento na sessão ordinária. “Nós temos uma percentagem grande da população de Monte Mor que não vem fazer o cadastro”, lamentou a vereadora. (Veja, aqui, os prazos para cadastramento).

No discurso, Andrea também abordou a necessidade de os eleitores realizarem a biometria, no cartório eleitoral. Segundo ela, a não realização do procedimento causa “diversos transtornos”, como o bloqueio de CPF e até dos benefícios assistenciais. Segundo o TRE, a biometria em Monte Mor teve início em 4 de fevereiro e vai até 9 de dezembro. Mais informações nesse link.

A vereadora voltou a criticar as burocracias do atendimento presencial do INSS, que exige agendamento prévio, pela internet ou telefone. Segundo Andrea, as linhas ficam sobrecarregadas e as ligações para a Previdência caem com frequência - causando prejuízos, principalmente, aos idosos e pessoas sem instrução formal, que chegam a ter benefícios bloqueados.

OUTROS ASSUNTOS

Andrea ressaltou a importância da contratação de mais médicos para unidades de saúde. Defendeu mudanças de estratégias “para melhorar o atendimento da população” - tendo em vista que o município é grande e bairros ficam distantes do centro. A vereadora citou os moradores da Vila Possato, que caminham cerca de 3 km para serem atendidos na USF Celestino.

O Pedágio Solidário promovido pela Rádio Prima, no sábado (21), para arrecadar recursos para aquisição de uma cadeira de rodas e de uma cadeira de banho para o munícipe Cícero Paulo Rocha, foi abordado. Andrea parabenizou a equipe da emissora, “que vem desenvolvendo um trabalho social muito importante para o nosso município”, e o Leo Clube, apoiador da ação.