Câmara aprova moção de apelo que reivindica, ao Governo do Estado, o aumento no efetivo de Policiais Militares em Monte Mor

Geral 27.11.2018 4Na 40ª sessão ordinária do ano, vereadores aprovaram a moção de apelo n° 12/2018, que pede o aumento no efetivo de Policiais Militares designados a servir em Monte Mor27/11/2018 - Os vereadores aprovaram nesta segunda-feira (26), por unanimidade, a moção de apelo 12/2018, de autoria da vereadora Andrea Garcia (PDT). A propositura solicita ao Secretário de Segurança Pública do Estado de São Paulo que ocorra "um aumento no efetivo de Policiais Militares designados a servir na cidade de Monte Mor".

Além da ampliação do efetivo da PM, a moção aprovada - que será remetida ao secretário estadual de Segurança Pública, com cópia ao prefeito Thiago Assis (MDB) e ao secretário municipal Adelício Paranhos - também pede “o envio de mais viaturas para o patrulhamento de nossa cidade, bem como o envio de armamento e fardamento para os [policiais] já atuantes”.

"A Segurança é um dos assuntos tratados com prioridade e o tema ultimamente tem causado bastante preocupação em nosso município. Os índices de criminalidade vêm aumentando cada vez mais, e a sensação de insegurança na percepção do cidadão cresceu vertiginosamente", afirma a vereadora Andrea, em trecho do documento aprovado.

Na semana passada, no plenário, Andrea Garcia já havia comentado a iniciativa da moção, destacando que o governo do Estado tem feito poucos investimentos em segurança pública, no município, o que sobrecarrega as atividades da Guarda Civil Municipal. “O município tem investido na prevenção. Só que o Estado está deixando muito a desejar”, disse na época.

AndreaGarcia 26.11.2018 moção12 2018 2A vereadora Andrea Garcia, autora da propositura aprovadaA moção aprovada ressalta que “uma forma de coibir a prática de crimes e, concomitantemente, aumentar a sensação de segurança do munícipe, é através do aumento do efetivo policial patrulhando as ruas”. “Os relevantes serviços prestados pela corporação da PM, mesmo com efetivo reduzido, são essenciais para a manutenção da segurança de nossa cidade”, diz o texto.

Dentre as justificativas para o pedido de ampliação do efetivo da PM em Monte Mor está, afirma a vereadora, na moção, “o crescimento populacional do município e o aumento do número de ocorrências observado nos últimos anos”. “É tempo de fortalecermos a polícia, minimizando essa insegurança que faz parte do cotidiano do cidadão”, complementa.

OUTRAS VOTAÇÕES

Na mesma sessão, foram aprovados: projeto de lei 124/2018, que autoriza o Executivo a firmar acordo de parcelamento da dívida mantida junto ao Ipremor - Instituto de Previdência Municipal de Monte Mor; projeto de decreto legislativo 3/2018, que dispõe sobre a aprovação do parecer do Tribunal de Contas do Estado (TCE) e, consequentemente, das contas de 2015, da prefeitura; e o projeto de lei 125/2018 - que autoriza suplementação de ficha no Orçamento, visando ao pagamento de transporte escolar. Leia a notícia neste link.