Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > > Comunicação > > Notas Oficiais > > Ceará Mascate destaca importância da prevenção do câncer de mama, alvo das campanhas do Outubro Rosa
Início do conteúdo da página

Ceará Mascate destaca importância da prevenção do câncer de mama, alvo das campanhas do Outubro Rosa

CearáMascate 07.10.2019 1“O câncer de mama é coisa séria”, disse Ceará Mascate, ressaltando a importância da prevenção da doença10/10/2019 - A alta incidência de mortes ocasionadas pelo câncer de mama, o processo doloroso do tratamento contra a doença e a importância de atividades preventivas foram abordados pelo vereador Ceará Mascate (PPS). Em discurso no Plenário, na sessão da última segunda-feira (7), o parlamentar destacou o Outubro Rosa, mês em que são intensificadas as campanhas educativas de incentivo à prevenção, ao diagnóstico precoce e à realização da mamografia.

Ceará enfatizou a importância de se realizar consultas médicas e exames preventivos - e lamentou o grande número de mortes provocadas pelo câncer de mama, no país. Para o vereador, o diagnóstico precoce, ainda no início da doença, pode garantir cerca de 96% de chances de cura. “Essa é uma campanha nacional, séria”, disse, sobre o Outubro Rosa. “O câncer de mama é coisa séria”, concluiu o parlamentar, no pronunciamento na sessão ordinária.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de mama é segundo tipo que mais acomete brasileiras, representando em torno de 25% de todos os cânceres que afetam o sexo feminino. “Para o Brasil, foram estimados 59.700 casos novos de câncer de mama em 2019, com risco estimado de 56 casos a cada 100 mil mulheres”, afirma o Inca. O mote da campanha de prevenção deste ano é “Cada corpo tem uma história. O cuidado com as mamas faz parte dela”.

ESTRADA VELHA

Ceará comentou que, a pedido de moradores, esteve na “Antiga Estrada Velha Monte Mor/ Capivari”, verificando as condições da ponte construída no local em 2010. Segundo o vereador, a estrutura (parte de madeira, parte de concreto) precisava de uma manutenção - pedido que foi enviado à prefeitura, através de ofício de seu gabinete. Pelas redes sociais, na quinta-feira (9), Ceará informou que a manutenção já foi realizada pelo Executivo.  

ÔNIBUS ESCOLAR

O vereador afirmou que, a pedido de moradores, acompanhou a rotina dos ônibus escolares que fazem o trajeto até a Escola Leopoldo Paviotti. E constatou que, na manhã de segunda-feira, não havia superlotação - diferentemente do informado por alguns munícipes. Ceará afirmou ainda que moradores têm elogiado a atual empresa que presta os serviços; e que eventual superlotação pode ter sido sanada através da substituição dos antigos veículos por ônibus maiores.

Fim do conteúdo da página