Você está aqui: Página inicial > > Comunicação > > Notas Oficiais > > Ceará Mascate destaca importância da prevenção do câncer de mama, alvo das campanhas do Outubro Rosa

CearáMascate 07.10.2019 1“O câncer de mama é coisa séria”, disse Ceará Mascate, ressaltando a importância da prevenção da doença10/10/2019 - A alta incidência de mortes ocasionadas pelo câncer de mama, o processo doloroso do tratamento contra a doença e a importância de atividades preventivas foram abordados pelo vereador Ceará Mascate (PPS). Em discurso no Plenário, na sessão da última segunda-feira (7), o parlamentar destacou o Outubro Rosa, mês em que são intensificadas as campanhas educativas de incentivo à prevenção, ao diagnóstico precoce e à realização da mamografia.

Ceará enfatizou a importância de se realizar consultas médicas e exames preventivos - e lamentou o grande número de mortes provocadas pelo câncer de mama, no país. Para o vereador, o diagnóstico precoce, ainda no início da doença, pode garantir cerca de 96% de chances de cura. “Essa é uma campanha nacional, séria”, disse, sobre o Outubro Rosa. “O câncer de mama é coisa séria”, concluiu o parlamentar, no pronunciamento na sessão ordinária.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de mama é segundo tipo que mais acomete brasileiras, representando em torno de 25% de todos os cânceres que afetam o sexo feminino. “Para o Brasil, foram estimados 59.700 casos novos de câncer de mama em 2019, com risco estimado de 56 casos a cada 100 mil mulheres”, afirma o Inca. O mote da campanha de prevenção deste ano é “Cada corpo tem uma história. O cuidado com as mamas faz parte dela”.

ESTRADA VELHA

Ceará comentou que, a pedido de moradores, esteve na “Antiga Estrada Velha Monte Mor/ Capivari”, verificando as condições da ponte construída no local em 2010. Segundo o vereador, a estrutura (parte de madeira, parte de concreto) precisava de uma manutenção - pedido que foi enviado à prefeitura, através de ofício de seu gabinete. Pelas redes sociais, na quinta-feira (9), Ceará informou que a manutenção já foi realizada pelo Executivo.

ÔNIBUS ESCOLAR

O vereador afirmou que, a pedido de moradores, acompanhou a rotina dos ônibus escolares que fazem o trajeto até a Escola Leopoldo Paviotti. E constatou que, na manhã de segunda-feira, não havia superlotação - diferentemente do informado por alguns munícipes. Ceará afirmou ainda que moradores têm elogiado a atual empresa que presta os serviços; e que eventual superlotação pode ter sido sanada através da substituição dos antigos veículos por ônibus maiores.