Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > > Comunicação > > Notas Oficiais > > Projeto de Lei aprovado pela Câmara cria o Dia Municipal do Contador e da Contadora de Histórias
Início do conteúdo da página

Projeto de Lei aprovado pela Câmara cria o Dia Municipal do Contador e da Contadora de Histórias

Geral 10.07.2019Vista do Plenário, durante sessão ordinária da Câmara11/07/2019 - Os vereadores aprovaram nesta quarta-feira (10) o Projeto de Lei 48/2019, que cria o Dia Municipal do Contador e da Contadora de Histórias. A propositura, de autoria do vereador Pastor Elias (MDB), estabelece que a data será celebrada, anualmente, em 20 de março. O documento segue agora para sanção do prefeito.

“A tradição de contar histórias está presente em diferentes culturas e civilizações, e é uma fonte inesgotável de inspiração para a leitura e escrita que revela o universo dos contos populares que nascem e se renovam da oralidade e da criatividade de pessoas”, salienta o vereador, na justificativa do Projeto de Lei, aprovado por unanimidade.

“Contar histórias é uma arte que mantém viva a tradição oral”, complementa o vereador, noutro trecho do projeto. Em discurso no Plenário, Pastor Elias também salientou que “a cultura, as tradições, são preservadas através da história”. “Temos aqui em Monte Mor um exemplo vivo de um grande contador de PastorElias pl 10.07.2019O vereador Pastor Elias, autor do projeto de leihistórias, que é o sr. Nazário Malaquias”, destacou o parlamentar.

“Essas tradições estão sumindo, estão desaparecendo. Nós temos que resgatar essa cultura e também preservá-la, e homenagear aqueles que contam histórias. Porque são pessoas que fazem parte da formação do caráter do cidadão”, complementou  o vereador no seu pronunciamento, realizado durante a 23ª sessão ordinária do ano, na Câmara.

COMENTÁRIOS

Vereadores elogiaram a iniciativa do projeto. “As grandes potências do mundo têm uma cultura. E para eles desenvolverem a cultura deles, a primeira coisa que eles preservam é a história do país”, disse Ceará Mascate, citando nações como Japão, China e Estados Unidos. “É um projeto excelente para a nossa cidade, para nossos cidadãos”, complementou o parlamentar.

“Os contadores de história são muito importantes para as crianças: pois você cria o sonho na mente da criançada”, disse Eduardo Bispo (PSDB), sugerindo que o Poder Executivo volte a disponibilizar projetos de contação de histórias nas escolas da rede pública, como ocorria no passado. “É muito importante para o município”, afirmou. 

Citando lembranças do passado - quando as comunidades se juntavam para contar histórias - Zé Fernandes (PSDB) destacou a importância da preservação das lembranças do quotidiano.  “É um projeto muito bom”, complementou Marcos da Farmácia (PSD). “A palavra já diz: ‘história’, né? É muito importante para o município, sim, resgatar isso”, complementou Andrea Garcia (PDT). 

“É um projeto maravilhoso [...] Que a gente possa restaurar essa coisa muito bacana, que é a contação de histórias”, disse Jesus Lopes (PR). “Nós temos que trabalhar para resgatar e trazer isso de volta”, complementou Vanderlei Soares (MDB), lembrando que teve acesso à história de Monte Mor através do livro do sr. Nazário, chamado “Nossa Terra, Nossa Gente”. 

Fim do conteúdo da página