Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > > Comunicação > > Notas Oficiais > > Em discurso na Câmara, Bispo comenta ações de combate à raiva animal realizadas por equipes de zoonoses
Início do conteúdo da página

Em discurso na Câmara, Bispo comenta ações de combate à raiva animal realizadas por equipes de zoonoses

EduardoBispo 11.03.2019 03O vereador Eduardo Bispo, durante discurso na Câmara14/03/2019 -  Na última segunda-feira (11), no plenário da Câmara, o vereador Eduardo Bispo (PSDB) agradeceu à Coordenadoria de Defesa Agropecuária de Campinas, pelo trabalho de controle da raiva animal, realizado no município. Segundo o parlamentar, nos dias 19 e 20 de fevereiro equipes fizeram a vistoria de abrigos de morcegos na cidade.

No pronunciamento, o vereador agradeceu à atuação do montemorense Paulo Milani, técnico em agropecuária que acompanhou de perto a atuação da equipe. “É uma pessoa que conhece os abrigos e as doenças causadas pela infecção do vírus da raiva e que presenciou, no ano passado, o prejuízo incalculável aos pecuaristas do nosso município”.

O parlamentar lembrou que, em 2018, visitou o Departamento de Vigilância em Saúde, Setor de Controle de Zoonoses, na companhia do vereador Danilo Jacob (PDT) e de Paulo. Na oportunidade, solicitaram a intercessão junto ao EDA (Escritório de Defesa Agropecuária), visando ao controle e revisão periódica dos abrigos de morcegos cadastrados pelo departamento.

“O número de animais diagnosticados e mortos pelo vírus [da raiva] aumentou e causou muito prejuízo e apreensão aos pecuaristas, no ano passado”, lembrou Bispo, no discurso. O controle e captura dos morcegos é uma das estratégias de combate à raiva animal - doença infecciosa aguda, causada por um vírus, que compromete o Sistema Nervoso Central (SNC).

REPOSIÇÃO SALARIAL

Na sessão, o vereador também comentou o projeto de lei 18/2019, da Mesa Diretora, que prevê a concessão de reposição salarial aos servidores e funcionários da Câmara. O parlamentar elogiou a proposta, atualmente em tramitação no Legislativo, e defendeu que a prefeitura também conceda a reposição aos seus servidores.

Bispo salientou que o projeto do Legislativo não se refere a aumento salarial - mas, sim, à reposição das perdas inflacionárias ocorridas nos últimos anos. E defendeu que o prefeito Thiago Assis (MDB) “siga o exemplo”, e também elabore projeto de lei, visando à reposição salarial dos servidores e funcionários do Poder Executivo.

“Nada mais justo do que dar também os 10,04 [% de reajuste, percentual previsto no projeto da Câmara] para os funcionários da prefeitura. Esses servidores atuam em Poderes diferentes, mas no meu ponto de vista todos são funcionários e merecem, sim, essa reposição de salário”, concluiu Bispo, em seu pronunciamento no plenário.

ETEC

O vereador parabenizou a equipe da Escola Técnica Estadual de Monte Mor (Etec), e os seus alunos.  “Com tão pouco, vocês fazem muito. Muitas crianças e jovens já passaram pela escola, e hoje estão no mercado de trabalho”, citou Bispo, defendendo que o Poder Público dê mais “amparo” e “suporte” à instituição de ensino. O parlamentar também parabenizou Pastor Elias (MDB), autor de moção de parabenização à Etec, aprovada na mesma sessão da Câmara.

OUTRAS REIVINDICAÇÕES

No pronunciamento, o vereador também reivindicou que o Poder Executivo e secretarias competentes realizem melhorias no bairro Jardim Progresso: a limpeza e retirada de entulhos acumulados devido às últimas enchentes; a roçagem de mato no campo de futebol e nas áreas verdes; a poda de árvores na calçada da creche; a limpeza e manutenção do parquinho; e a instalação de toldo na entrada do posto de saúde. Bispo também reivindicou a manutenção da estrada sentido clube de campo e a manutenção das ruas nas Chácaras Campos de Monte Mor.

Fim do conteúdo da página